Se você está começando com essa prática, é perfeitamente comum que tenha certas dúvidas. Mas, de todas elas, a grande maioria das pessoas procura saber como escolher um mantra para meditar.
Ainda que possa parecer algo simples, existem alguns detalhes que você deve ter em mente antes de fazer a sua escolha.
Então, se você quer entender um pouco melhor sobre como escolher um mantra para meditar, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
Como escolher um mantra para meditar?
Primeiro de tudo, tenha em mente que a escolha do mantra é uma questão bastante pessoal e, por isso, não existe uma regra concreta de qual você deve optar.
Na verdade, a sua escolha pode variar de acordo com uma série de fatores, como as suas crenças pessoais, autoestima, metas para meditação ou até mesmo a forma com que ele ressoa em você.
Mas, para que você possa entender ainda melhor sobre como escolher um mantra para meditar, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
Procure por um mantra que faça sentido para você
Primeiro de tudo, é essencial que você faça a escolha do seu mantra tendo como base o que ele significa para você.
No entanto, devemos informar que o mantra não precisa ser necessariamente em sânscrito ou mesmo partir de uma tradução mais específica. Apenas deve fazer sentido para você.
Leve em conta os seus objetivos
Quando for fazer a escolha do seu mantra, não deixe de levar em consideração quais são os seus objetivos, para que o mantra possa se conectar com esse intuito.
Vamos supor que o seu intuito com a meditação é obter tranquilidade. Se esse for o caso, um mantra como “paz” se torna muito apropriado.
Agora, caso o intuito da sua meditação seja para poder aumentar o seu nível de conexão com o divino, então, acaba se tornando mais adequado um mantra que tenha tradição espiritual que faça sentido para você.
Explore mantras distintos
E quem disse que você deve se apegar a um mantra específico? Uma das dicas é justamente experimentar mantras distintos e ver qual delas melhor se encaixa com você e as suas necessidades.
Procure um instrutor
Por fim, que tal perguntar ao seu professor ou guia qual mantra devo escolher? Sendo um especialista no assunto, com certeza ele será capaz de ajudar.
Conhecendo o seu perfil, eles podem até mesmo indicar algum mantra que se alinhe com as suas metas de meditação.
O que é necessário para iniciar a meditação?
Agora que você já sabe como escolher um mantra para meditar, é hora de entender o que mais precisa para começar a colocar essa técnica em prática.
A meditação é uma prática acessível que pode ser feita em quase qualquer lugar. No entanto, existem algumas coisas que podem ajudar a tornar a experiência de meditação mais confortável e eficaz, como por exemplo:
Ambiente sossegado
Primeiro de tudo, procure encontrar um lugar onde você possa praticar a meditação sem que seja interrompido por alguém.
De preferência por uma ambiente mais afastado e que, se possível, tenha um contato com a natureza. Caso não seja possível, não há problema fazer em seu quarto.
Estar confortável
Tenha em mente que você pode meditar em diversas posições, como deitado, sentado ou até mesmo caminhando!
O que importa é encontrar uma posição onde você se sinta confortável durante todo o período em que estiver meditando.
Um banco de meditação
Um banco de meditação é uma ferramenta útil para algumas pessoas. Afinal de contas, trata-se de algo capaz de ajudar a manter a postura correta durante o período em que estiver meditando.
Ao utilizar um produto próprio para isso, além de garantir melhor conforto, pode ainda aliviar a pressão sobre os joelhos, evitando desgastes.
Peças de roupas aconchegantes
Procure sempre fazer uso de roupas que sejam mais leves e confortáveis, uma vez que isso irá facilitar a prática e ainda pode contribuir para dissipar o calor.
Professor ou guia online
Se você não tem prática alguma com a meditação, então é melhor não começar a fazer a prática sozinho. Nesse sentido, a nossa dica é que você procure um instrutor.
Caso não seja possível, saiba que existem diversos guias online que são tão úteis quanto, seja por meio de aplicativos ou do próprio YouTube.