Ter seu nome no Cadastro Positivo é uma ótima oportunidade de mostrar bons hábitos financeiros. Nesse banco de dados, fica registrado o histórico de pagamentos e cumprimento de obrigações dos consumidores e empresas.
Então, se você paga suas contas e parcelas em dia, vale a pena ativar seu Cadastro Positivo e aproveitar todas as vantagens. Continue lendo para saber como entrar nesse sistema e receber as melhores ofertas de crédito.
O que é Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo é um sistema que registra informações sobre pagamentos e comportamento financeiro de cidadãos brasileiros. Como o nome sugere, o objetivo desse banco de dados é valorizar os hábitos positivos dos consumidores, como o pagamento de contas em dia e o uso consciente do crédito.
Logo, ele funciona como uma espécie de “Serasa/SPC ao contrário”: um site onde as empresas e instituições financeiras podem consultar informações positivas sobre as finanças de pessoas. Afinal, não é justo que só existam registros de dívidas e dados negativos sobre a vida financeira dos consumidores, certo?
Dessa maneira, as organizações também podem usar o Cadastro Positivo como critério para análise e concessão de crédito.
Quem entra no Cadastro Positivo?
Todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e telefone, são incluídas automaticamente no Cadastro Positivo desde 2019. Essa adesão automática foi regulamentada pela Lei Complementar nº 166 (8 de abril de 2019).
Então, se você fez um empréstimo em um banco digital, tem um combo de internet e telefone ou parcelou compras no cartão, é muito provável que já tenha um Cadastro Positivo ativo — a não ser que tenha optado pela desativação.
Quais as vantagens de ter o Cadastro Positivo?
Estar no Cadastro Positivo traz inúmeras vantagens, tais como:
- Ter a possibilidade de mostrar seus bons hábitos financeiros para compensar possíveis dívidas e registros de negativação
- Ter mais facilidade para ser aprovado em análises de crédito para a concessão de financiamentos e empréstimos
- Conseguir taxas de juros mais baixas com base em histórico de adimplência com instituições financeiras
- Conseguir condições melhores para negociar dívidas
- Receber ofertas de crédito personalizadas com base em seu comportamento financeiro positivo
- Ter mais facilidade para abrir contas, alugar imóveis, conseguir cartões de crédito, etc.
Tudo isso é possível graças ao acesso que as empresas têm aos seus dados financeiros positivos, que funcionam como um currículo financeiro pessoal.
Como ativar o Cadastro Positivo?
Se você não está no Cadastro Positivo, siga os passos abaixo para se cadastrar:
- Acesse o Cadastro Positivo do Serasa, a principal plataforma do país
- Clique em “Cadastrar”
- Você deverá fazer login com sua conta do Serasa. Se não tiver uma, é só criar na hora com seu CPF, endereço, e-mail e telefone
- Aceite os Termos de Uso e Política de Privacidade do Serasa e clique em “Confirmar”
- Se você estiver com o cadastro positivo cancelado, é só selecionar a opção “Ativar Cadastro Positivo”.
Dessa forma, você terá acesso às seguintes informações:
- Lista de informações positivas: relação de todos os compromissos assumidos e pagamentos realizados nos últimos 13 meses, incluindo empréstimos, financiamentos e faturas de cartão de crédito
- Serasa Score: pontuação do seu CPF calculada de acordo com seu perfil financeiro
- Empresas que consultaram você: lista de organizações que consultaram seu cadastro positivo
- Pedidos de revisão: solicitações de revisão de dados feitas por você.
Você também pode consultar o Cadastro Positivo do Boa Vista e SPC, que é integrado ao banco de dados do Serasa. Entendeu como funciona o Cadastro Positivo e como ativar o seu? Então, aproveite e mostre ao mercado seus bons hábitos de crédito!