Quando se decide comprar um imóvel na imobiliária, a decoração dos cômodos é uma das partes mais importantes. Afinal, é por meio dela que é possível transmitir a personalidade dos moradores aos ambientes, garantindo maior conforto, sofisticação e praticidade no dia a dia.
Nesse sentido, dois estilos que conquistam cada vez mais pessoas são o rústico e o industrial. Contudo, o que muitos não sabem é que é totalmente possível misturar esses dois tipos de decoração, tornando os ambientes muito mais bonitos e interessantes.
Mas, é fato que para isso, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados, a fim de evitar erros e uma bagunça visual. Além disso, fazer algumas pesquisas também é interessante para que você possa conversar melhor com o arquiteto ou designer de interiores.
Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar um pouco mais sobre como misturar a decoração rústica e a industrial de forma leve, harmônica e muito aconchegante. Vamos lá?
Inclua cores
Uma ótima dica para misturar os estilos rústico e industrial é saber como adicionar as cores. Por mais que o piso de concreto polido seja muito comum nesses dois tipos, eles podem não ser tão aconchegantes quanto você deseja, especialmente se o foco é trazer acolhimento ao local.
Sendo assim, se você acha que o estilo industrial acaba sendo muito frio para o seu gosto, é possível adicionar alguns detalhes em cor para “esquentar” os ambientes, como um tapete diferente, por exemplo. Além disso, tenha em mente que cores quentes e pequenos detalhes podem fazer toda a diferença no local.
Atenção para a cozinha
A cozinha já deixou de ser um ambiente esquecido nos imóveis e hoje é o centro das atenções, principalmente se a casa ou apartamento ou o condomínio tem conceito aberto. Nesse sentido, uma boa pedida para misturar o estilo rústico e industrial é apostar nos eletrodomésticos de inox, que já têm uma pegada mais descolada e moderna.
Mas, além disso, invista em móveis e armários rústicos, feitos com madeira de demolição por exemplo, pois isso irá promover o equilíbrio perfeito entre eles. Da mesma forma, uma parede de tijolinhos à vista com prateleiras de madeira complementa o espaço.
Mantenha o equilíbrio
É muito importante manter o equilíbrio entre os dois estilos, a fim de garantir harmonia para os ambientes de seu lar. Sendo assim, enquanto o rústico é sinônimo de conforto, o estilo industrial vem para trazer elegância e sofisticação. Nesse sentido, incluir móveis pesados de destaque ao longo do espaço é uma ótima pedida para tornar os ambientes mais ousados.
Por exemplo, o sofá pode ser de couro com linhas e estampas, enquanto os móveis combinam com a madeira desgastada, trazendo um toque de aconchego e complemento estético.
Madeira e elementos modernos
O estilo industrial é conhecido por destacar a beleza de texturas inacabadas. Sendo assim, deixar as vigas da construção exportas são um recurso muito atraente e que torna o espaço rústico, aconchegante e ao mesmo tempo com estilo despojado que o industrial prega.
Dessa forma, você consegue harmonizar os dois tipos de decoração, sem precisar realizar grandes mudanças. Inclusive, deixar as vigas expostas, assim como os tijolinhos da construção é uma ótima pedida também para economizar. Afinal, devemos lembrar que o acabamento é a parte mais cara de uma obra.
Iluminação
A iluminação é um fator fundamental e que impacta não apenas na estética dos ambientes, como também no conforto, praticidade e bem-estar dos moradores. Sendo assim, em ambos os estilos, é interessante ter um bom aproveitamento da iluminação natural, com janelas amplas e claras.
Além disso, a iluminação artificial deve ser projetada por um profissional especializado, a fim de garantir o melhor aproveitamento do ambiente. Aqui, você pode incluir pendentes, assim como espalhar spots em trilhos, lembrando sempre de optar pelas lâmpadas amareladas.
Antiguidades presentes
Por fim, mas não menos importante, se você quer dar uma vibe diferenciada ao estilo industrial, pode ser muito interessante introduzir algumas antiguidades. Lembrando sempre de evitar excessos. Contudo, na medida certa, elas podem trazer personalidade ao espaço, quebrando o visual monótono e tradicional. Por exemplo, uma cadeira rústica e antiga pode complementar o sofá de couro típico do estilo industrial.
Então, agora que você sabe como misturar as decorações rústica e industrial, já pode dar início ao planejamento de seus ambientes. Mas, não se esqueça que contar com profissionais, como arquiteto ou designer de interiores será fundamental para a harmonia, elegância e praticidade dos ambientes.
Devemos ressaltar que, por mais que esses dois estilos sejam lindíssimos, se forem misturados da maneira errada, principalmente devido ao excesso de elementos, podem estragar toda a decoração de sua casa ou apartamento.
Sendo assim, o ideal é sempre contratar especialistas, pois assim você evita erros comuns de pessoas leigas e garante um imóvel realmente harmônico, leve, sofisticado, aconchegante e funcional.