Dentro do segmento automotivo, existe um perfil de público que gosta de customizar veículos para personalizá-los conforme sua preferência.
Com o objetivo de manter essa paixão em adaptar os carros sempre viva, é preciso garantir total proteção desses veículos e aí é que entra a importância da adesão a um seguro automotivo.
Por outro lado, as corretoras de seguro auto precisam adaptar seus serviços para atender essa fatia de mercado. Com o intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, vamos responder na sequência alguns questionamentos. Confira!
O que são carros modificados?
Antes de entrarmos no formato de seguros para esse nicho de mercado, é essencial compreender o que são os carros modificados.
Muito além do que simplesmente adereços estéticos, a transformação de um carro nesse caso prevê alterações significativas em componentes eletrônicos, mecânicos e de segurança. As mudanças visam melhorar a performance do carro, proporcionando ao motorista uma experiência diferenciada.
Neste contexto, desde ajustes no design moderno até aperfeiçoamentos no escapamento, as alterações no carro impactam na aparência e nas mais diversas funcionalidades do automóvel. Esse processo cria uma identidade, não só para o carro, mas também para o proprietário.
Quais os riscos de modificar um carro?
De uma forma geral, os carros que passam por esse nível de transformação geralmente atingem altos níveis de performance, principalmente em relação a velocidade.
Esse é um aspecto positivo mas, ao mesmo tempo, é um ponto que pode significar maior possibilidade de ocorrerem acidentes. Nesse sentido, é muito importante contar com um seguro auto, pois além da cobertura para o veículo, um seguro oferece assessoria para as mais diversas situações de acidentes e isso inclui reparos, substituição do veículo ou até mesmo assistência em casos de danos a terceiros.
Mas fique atento, nem todas as seguradoras oferecem todas as coberturas necessárias para os veículos modificados, por isso, procure sempre conversar com um corretor a fim de esclarecer todas as suas dúvidas.
Como escolher o melhor modelo de seguro?
Como dissemos, não são todas as seguradoras que possuem as coberturas para lidar com as necessidades dos carros equipados. Neste contexto, comparar o perfil das apólices e coberturas é essencial. Analisar de forma detalhada o que cada contrato oferece ajuda na tomada de decisão e proporciona maior segurança de que o serviço contratado irá contemplar suas necessidades.
Para facilitar a contratação do seguro, uma orientação importante é manter atualizada uma lista de todas as modificações realizadas no carro.
Essa lista é um facilitador, não só para o momento da contratação da seguradora, mas é um registro de suma importância para os casos de acidentes.
Além disso, apresentar dados de profissionais que são referências de mercado e que fizeram ajustes no carro, é uma forma de validar as transformações realizadas no automóvel.
De qualquer forma, como dissemos, todo esse processo precisa ser feito de forma alinhada com um profissional especializado em seguros, preferencialmente alguém que represente companhias com sólida experiência no ramo.