O mundo dos investimentos têm se expandido cada vez mais, especialmente depois do surgimento dos ETF’s, como o XINA11, que permitiram que o mercado estrangeiro estivesse a alguns passos do nosso alcance.
A partir dessa mudança, novas oportunidades, como o fundo multimercado, acabaram surgindo e vem conquistando o coração e o bolso dos brasileiros. Isso acontece, pois ele é um dos tipos mais versáteis e populares de todo o mundo.
Para te ajudar a entender um pouco melhor sobre os fundos multimercados e como aplicar neles, ao longo deste artigo, vamos desvendar o que é esse fundo, como ele funciona, quais são os seus principais benefícios e riscos. Dessa forma, você pode tomar decisões de investimento com informações prévias e ser mais assertivo na sua escolha.
Afinal, o que é um fundo multimercado?
Os fundos multimercados são uma forma de fundo de investimento que possui flexibilidade para distribuir recursos em diversas classes de ativos financeiros, tais como:
- Ações;
- Títulos;
- Moedas estrangeiras;
- Derivativos;
- Entre outros, para gerar bons retornos.
A capacidade dos fundos multimercados de se adaptarem às diversas condições econômicas permite que os gestores adotem diferentes técnicas para atingir os seus objetivos de investimento.
Sendo assim, o estilo de investimento se torna extremamente maleável, evitando possíveis desperdícios financeiros.
Os fundos multimercado, de uma maneira geral, oferecem uma diminuição nos riscos de investimento, tendo em vista que não será necessário se arriscar em um único ativo ou classe.
É por meio dessa diversificação que os gestores conseguem buscar oportunidades de ganho em mais de uma frente, conseguindo se adaptar às fases do mercado.
Como ele funciona?
O seu funcionamento costuma ser flexível e dinâmico, garantindo que os gestores consigam alocar recursos em diferentes classes de ativos financeiros e utilizem várias estratégias para buscar retornos positivos.
No geral, cada fundo tem os seus próprios objetivos e estratégias de investimento, que são estabelecidas a partir de um regulamento.
Além disso, esses fundos são gerenciados por equipes de profissionais financeiros com muita experiência no ramo, o que inclui gestores de portfólio, analistas e estrategistas. São esses analistas que acompanham, de perto, as condições do mercado, tomando as melhores decisões para os investimentos, ajudando a alocar os ativos.
Os gestores responsáveis pelos fundos podem alocar recursos em uma ampla gama de ativos financeiros, o que inclui ações, títulos, moedas estrangeiras, derivativos e commodities. A diversificação de ativos é uma das principais características desses fundos, o que permite a redução de riscos na hora de investir.
Vantagens de um fundo multimercado
O fundo multimercado pode trazer uma série de oportunidades para quem deseja começar a investir. Por isso, dentre as suas principais vantagens, podemos mencionar:
- Diversidade: ao contrário de investir num único ativo ou classe, os fundos de cobertura proporcionam uma ampla diversidade em várias classes de ativos, o que ajuda a reduzir o risco;
- Flexibilidade: a capacidade destes fundos de se adaptarem a condições econômicas variadas torna-os apelativos para investidores que procuram proteger-se contra a volatilidade do mercado;
- Administração de especialistas: os fundos multimercados são administrados por especialistas qualificados que avaliam regularmente as circunstâncias do mercado e modificam a alocação de ativos de acordo com sua estratégia;
- Acesso a ativos complexos: estes fundos podem investir em ativos aos quais os investidores privados geralmente não têm acesso, tais como derivados e moedas estrangeiras.
Desvantagens de um fundo multimercado
Assim como em qualquer outro investimento, é preciso estar ciente das desvantagens. Dentre elas, podemos mencionar:
- Risco de mercado: assim como em qualquer investimento, os fundos multimercado acabam ficando sujeitos a flutuações de mercado e podem sofrer perdas;
- Taxas: os fundos de investimento cobram taxas de administração e desempenho, o que poderá impactar diretamente nos retornos líquidos;
- Desempenho variável: o desempenho de um fundo multimercado dependerá das habilidades do gestor e das condições do mercado, o que poderá levar a resultados variáveis ao longo do tempo.
No geral, o importante é ter uma visão ampla do investimento, estando ciente de seus riscos e principais benefícios para investir o dinheiro que deseja.
Como escolher um fundo multimercado? Vale a pena?
É importante dizer que os rendimentos podem variar de perfil para perfil. Afinal, cada investidor possui uma estratégia diferente e uma visão de mercado independente. No entanto, de uma forma geral, as maneiras de escolher um fundo multimercado de modo seguro são:
- Objetivos financeiros: avalie seus objetivos e perfil de risco para escolher um fundo que esteja alinhado às suas necessidades;
- Análise de desempenho: verifique o histórico de desempenho do fundo e compare-o com seus concorrentes;
- Taxas e custos: entenda as taxas de administração e performance do fundo, bem como outros custos associados;
- Gestão e estratégia: conheça a equipe de gestão e estratégia de investimento de fundo para saber se está alinhada com suas expectativas.
Antes de investir em um fundo multimercado, converse com um consultor financeiro para ver se ele corresponde ao seu plano de investimento e objetivos financeiros. Com pesquisa e experiência adequadas, os fundos de hedge podem ser um excelente complemento para um portfólio bem diversificado.