Por mais que muitas pessoas procurem uma imobiliária em Piçarras, são muitos os fatores que precisam ser considerados na hora de escolher a casa ou apartamento ideal. Afinal, além da quantidade de cômodos, área de lazer, tamanho do imóvel e localização, é primordial analisar a forma de pagamento mais adequada para sua realidade financeira. Nesse sentido, o financiamento de imóveis é uma das alternativas mais interessantes e procuradas pelos brasileiros, permitindo que o pagamento seja feito de maneira parcelada e com juros.
No entanto, é fato que essa não é uma decisão simples e que envolve uma grande quantia de dinheiro. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar se vale a pena realizar o financiamento de imóveis em Piçarras. Vamos lá?
O que é o financiamento?
Em resumo, o financiamento imobiliário é um empréstimo que as pessoas solicitam a uma instituição financeira para realizar o sonho da casa própria, apartamento em Piçarras ou outro tipo de imóvel residencial.
Contudo, o banco não empresta o valor para qualquer pessoa, sendo necessário passar por uma análise completa do perfil do consumidor e seu histórico no mercado. Caso tudo esteja dentro do esperado, o financiamento é aprovado e o banco realiza o pagamento para o vendedor. A partir disso, o comprador deve pagar para o banco as parcelas mensais com acréscimo de taxas e juros. Afinal, foi graças a ele que foi possível concretizar a compra.
No financiamento, é possível parcelar o valor e até 35 anos, sendo que a porcentagem do valor financiado varia de banco para banco. Contudo, existem instituições que podem cobrir até 90% do valor do imóvel, seja ele novo, usado, comprado na planta, em construção ou para a reforma.
Existem diferentes tipos de financiamento imobiliário, sendo que os principais são o SFH e SFI. No primeiro, os recursos vêm diretamente da caderneta de poupança e do FGTS, sendo que o valor do imóvel não pode ultrapassar R$ 1,5 milhão e as prestações devem ser de, no máximo, 30% da renda do comprador. Além disso, a taxa máxima de juros é de 12% e o consumidor pode usar o saldo do FGTS.
Já no SFI, o imóvel deve custar acima de R$ 1,5 milhão e o financiamento pode chegar a 90% do valor total. Além disso, a taxa de juros é variada e o valor da prestação não é limitado a um percentual da venda, sendo que o comprador pode ser pessoa física ou jurídica. Também é possível utilizar o FGTS e o prazo máximo para quitar o empréstimo é 35 anos.
Quais as vantagens do financiamento?
São várias as vantagens promovidas pelo financiamento e não à toa é uma das formas mais utilizadas hoje em dia de se comprar um imóvel. Sendo assim, um dos principais benefícios é que você pode ter uma casa ou apartamento que não poderia pagar à vista. Afinal, se precisasse juntar o valor, iria demorar muitos anos para conseguir comprar o imóvel.
Outro ponto relevante quando falamos do financiamento é que, geralmente, as prestações são menores do que o pagamento de um aluguel, podendo ser facilmente incorporadas ao orçamento familiar.
Vale lembrar ainda que, caso você consiga juntar o valor que falta para quitar as parcelas, é possível fazer isso antecipadamente, sem qualquer multa ou taxa extra. Para finalizar, você ainda pode optar por alugar a propriedade para outras pessoas e usar o valor para pagar o financiamento.
Por que morar em Piçarras?
A cidade de Piçarras está a apenas 60 km de São Paulo e vem se desenvolvendo cada vez mais, além de atrair constantes novos moradores. O município é recheado de belezas naturais incríveis, que impactam diretamente a qualidade de vida de seus moradores. Mas, além disso, conta com ótima infraestrutura, opções de lazer e excelentes níveis de segurança, saúde e educação.
Vale ressaltar ainda que muitos indivíduos que trabalham em São Paulo, optam por morar em Piçarras, pois dependendo do caso, é mais perto ir e voltar todos os dias para a capital, do que morar na própria cidade. Então, além de economizar tempo no trânsito, você pode aproveitar a excelente qualidade de vida do município.
Financiamento de imóveis em Piçarras: Vale a pena?
Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena realizar o financiamento de imóveis em Piçarras. Afinal, essa é uma das melhores cidades do estado de São Paulo para morar, oferecendo boa qualidade de vida, assim como oportunidades profissionais, contato com a natureza e tranquilidade no dia a dia. Além disso, a proximidade com a capital paulista é outra grande vantagem. Vale ressaltar ainda que optar pelo financiamento é uma forma de realizar o sonho da casa própria de forma mais rápida, sem precisar postergá-lo por tanto tempo. Portanto, não deixe de contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança nesse processo.