Você já parou para pensar sobre que tipos de doenças são características da terceira idade? Muito se fala que, à medida que envelhecemos, é comum desenvolver alguns problemas.
E a verdade é que saber que tipos de doenças são características da terceira idade pode ser sim fundamental.
Afinal de contas, a partir do momento que se sabe quais doenças podem surgir na velhice, é possível tomar as devidas atitudes para evitar o surgimento delas no futuro.
Então, se você quer saber que tipos de doenças são características da terceira idade, é só continuar a sua leitura nos próximos tópicos.
Que tipos de doenças são características da terceira idade?
Primeiro de tudo, deve-se ter o entendimento de que nem todos os idosos vão desenvolver as mesmas doenças.
Afinal de contas, muitas delas têm relação com os hábitos que ele adquiriu ao longo de todos os anos. Portanto, ainda que possam estar mais suscetíveis, não necessariamente irão desenvolver.
Ademais, há algumas ações que podem sim reduzir as chances de ter um determinado problemas, ainda que se tenha adotado quando já se está na velhice.
Investir em uma poltrona reclinável para idoso, que seja ergonômica, é capaz de prevenir que ela tenha lesões na coluna, por exemplo.
Mas, se você está preocupado com o seu próprio bem-estar ou até mesmo com a qualidade de vida dos familiares que estão em faixas etárias mais avançadas, confira abaixo que tipos de doenças são características da terceira idade.
Doenças cardiovasculares
À medida que o tempo passa, alguns hábitos podem levar a obstrução de artérias do coração, o qual pode ocasionar em ataques cardíacos.
Fora isso, o envelhecimento por si só provoca o endurecimento dos vasos sanguíneos. Mas, quando não se tem os devidos cuidados com a alimentação, a situação tende a se agravar ainda mais.
Outras doenças mais comuns na terceira idade são os AVCs, que são capazes de deixar sequelas ou até levar à morte.
Mal de Alzheimer
Ao falar sobre que tipos de doenças são características da terceira idade, com certeza uma das mais frequentes é o Alzheimer.
De certa forma, é um tipo de demência, a qual se caracteriza pela perda de funções cerebrais gradativas. Infelizmente, é uma doença degenerativa que não tem cura.
Mas, ainda assim, é importante ficar atento a todos os sinais de que o idoso tem essa doença. Afinal, com os devidos cuidados, é perfeitamente possível retardar o avanço da doença.
Mal de Parkinson
Essa é uma doença do sistema nervoso, o qual é capaz de afetar os movimentos. Trata-se de uma das doenças mais comuns da terceira idade, mas que pode evoluir ao longo dos anos.
No entanto, diferente da doença anterior, é muito mais fácil identificar quando o idoso tem os primeiros sintomas.
Afinal de contas, o indivíduo costuma apresentar movimentos mais imprecisos e tremores nas mãos.
Problemas de visão
Os nossos olhos sempre ficam expostos às ações do tempo, além de também estar suscetível à poluição e aos raios solares.
Diante disso, os problemas de visão costumam ser mais comuns, como a catarata e a AMD (Degeneração Macular Relacionada à Idade).
Dentre os sintomas principais, podemos citar os seguintes:
- Visão embaçada;
- Dificuldade de leitura;
- Falta de percepção de cores;
- Opacidade nos olhos.
Fora isso, a depender da doença, é possível que surja uma película branca. Caso não haja os devidos tratamentos, o problema pode levar à cegueira completa.
Problemas pulmonares
Muita gente não sabe, mas os problemas pulmonares estão sim entre as doenças que mais afetam a saúde do idoso, em especial as pneumonias.
Dentre os fatores que podem culminar no desenvolvimento dessa patologia, citamos as gripes e bronquites anteriores.
É por essa razão que o idoso deve participar das campanhas de vacinação, por exemplo.
Porém, há outros hábitos que também podem aumentar os riscos do problema pulmonar, como é o caso do alcoolismo e tabagismo.
Idosos que fumaram por muito tempo estão mais suscetíveis a ter problemas nos pulmões, o que inclui o enfisema.
Devemos salientar ainda que a imobilização na cama também é um dos fatores que podem aumentar os riscos de pneumonia.
Então, é vital ter uma vida mais ativa, além de evitar outras doenças. Caso o idoso apresente sintomas como dor ao respirar, febres, escarros e tosse, eles precisam procurar o médico o quanto antes.
Osteoporose e osteoartrites
Ao falar sobre que tipos de doenças são características da terceira idade, os problemas nos ossos com certeza são um dos mais comuns.
Afinal de contas, o desgaste dos ossos e das cartilagens nas articulações é algo comum de acontecer. Por isso, ter fisioterapia plano de saúde é importante para garantir o bem-estar do idosos.
Mesmo porque, devido ao desgaste, há maior risco de fraturas, sendo que a cicatrização costuma ser um pouco mais difícil e demorada por conta da idade.
Por essa razão que o idoso também deve manter cuidados extras com a alimentação, bem como cogitar a suplementação e manter hábitos saudáveis.
Mas, uma vez que a doença já se manifestou, é preciso fazer algumas adaptações no ambiente em que o idoso vive, a fim de evitar riscos de queda etc.
Hipertensão arterial
É verdade que a hipertensão é capaz sim de atingir pessoas de qualquer faixa etária, mas não há como negar que é uma das doenças mais comuns da terceira idade.
O grande problema é que se trata de uma doença silenciosa e que, portanto, o diagnóstico se torna um pouco mais complicado.
No entanto, a hipertensão arterial está associada a outros problemas de saúde e a ataques cardíacos, por exemplo.
Diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 também é resultado de maus hábitos alimentares e outros estilos de vida, como o sedentarismo.
Mas, com o avançar da idade, a síntese de glicose acaba se tornando ainda mais complexa, facilitando o desenvolvimento da doença.
Para poder evitar esse problema, é necessário ter refeições mais equilibradas e manter uma rotina de atividades físicas.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico nada mais é que o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, o qual pode causar inflamação da parede do esôfago.
Por consequência, resulta em sintomas como azia, queimação e sensação de bolo na garganta. A depender do caso, pode ser necessária uma cirurgia de refluxo para tratar o problema.
Essa é uma doença que costuma afetar ainda mais os idosos que estão acima do peso, tem uma alimentação rica em gordura ou que fazem uso de bebida alcóolica.
Perda auditiva
A degeneração das estruturas internas do ouvido também é outro problema que tem ligação com o processo de envelhecimento.
Por conta da degeneração dessas estruturas internas, acaba dificultando o processamento de sons.
É possível notar esse problema nos casos em que o idoso ouve rádio ou assiste TV com o volume muito alto.
Além disso, também é possível notar as vezes em que o idoso pede para repetir as falas mais de uma vez.
Incontinência urinária
Você já notou a quantidade de idosos que precisam usar fraldas geriátricas? Então, ao falar sobre que tipos de doenças são características da terceira idade, não há como deixar de falar da incontinência.
Câncer
É verdade que a medicina está avançando cada vez mais, no entanto, o fato de os idosos serem mais suscetíveis a desenvolver algum tipo de câncer pode ter relação com algum hábito ruim.
Se o idoso sempre trabalhou exposto ao sol, por exemplo, sem tomar os devidos cuidados, é adequado procurar por um dermatologista câncer de pele, ainda mais se for branco e de olhos claros.
Esse é um dos cuidados que se deve ter com a grande maioria dos idosos, haja vista que muitos deles sempre se expuseram ao sol sem o devido cuidado.